Preocupado comas fortes chuvas que caem sobre a cidade neste período de início do inverno Amazônico, o vereador Valdir Matias Jr. (PV) usou a tribuna da Câmara de Santarém, para cobrar a volta da operação ‘Tapa-Buracos’ nos bairros da cidade, sobretudo nas vias de maior fluxo de veículos. A quantidade de buracos nos leitos das vias nesta época do ano deixa o trânsito mais perigoso, já que as imensas poças de lama oferecem risco aos motoristas. Esse problema ocorre em vários bairros e incomoda a população.

A cobrança foi feita durante o seu tempo de liderança, na sessão da última quarta-feira (8). O líder do PV levou a preocupação de motoristas e pedestres que sempre sofrem com a chegada das chuvas. Especificamente, Valdir Matias Jr., pontuou o drama dos moradores que residem na rua Frei Ambrósio entre a rua Irurá e avenida Borges Leal, no bairro Caranazal. A via é um importante corredor de acesso à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e também às escolas Onésima Pereira de Barros e Almirante Soares Dutra. Além disso, o fluxo de veículos é intenso, inclusive de ônibus que fazem o transporte coletivo de passageiros. Alguns trechos desta rua estão tomados por imensos buracos, ameaçando tanto o tráfego de veículos quanto a passagem dos pedestres.

O vereador também citou o problema semelhante da avenida Barjonas de Miranda, entre Irurá com a Marechal Rondon, no bairro Aparecida. “Lá, os buracos precisam urgentemente serem fechados, pois comprometem o tráfego de veículos. Neste período de chuvas fortes, esses buracos são uma ameaça para motoristas e pedestres”, disse o parlamentar, que encaminhou dois requerimentos à SEMINFRA cobrando a volta com eficácia da operação ‘Tapa-Buraco’, essencial para garantir a fluidez com segurança de veículos.

Valdir Matias Jr., solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) prioridade da operação nas vias que servem de itinerário de ônibus, pois a maioria da população utiliza esse serviço como meio de locomoção. “Importante que a Seminfra priorize a recuperação do leito dessas e outras vias. Que seja feita a manutenção das ruas para evitar que todos os anos, neste período, os moradores sofram com a precariedade das nossas ruas por causa dos buracos”, finalizou o parlamentar.