Indignação. Este é o sentimento que move os moradores do bairro Jardim Santarém, que realizaram um ato em protesto à situação de abandono em que se encontra aquela comunidade. A falta de manutenção de algumas ruas motivou a manifestação popular. As péssimas condições das vias públicas levaram os moradores a bloquear um trecho da rua Verbena, um dos principais corredores de acesso do bairro, com grande fluxo de veículos e que serve de itinerário para as linhas de ônibus que atendem o Jardim Santarém. O protesto correu durante a manhã do último sábado (6), no trecho com a rua Bugaville.

Ao fazer uso da tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão desta segunda-feira (8), o vereador Valdir Matias Jr. (PV), se pronunciou em favor dos moradores e cobrou da Seminfra, a imediata manutenção das vias que se encontram em condições precárias, prejudicando tanto o tráfego de motos, carros e ônibus quanto a passagem dos pedestres. Muitas ruas estão tomadas por buracos e lama, e neste período chuvoso, transitar por elas, seja de veículos ou a pé, tornou-se uma tarefa difícil, há ainda os riscos de acidentes.

O trecho mais crítico da rua Verbena foi interditado pelos moradores, que obstruíram a via com pneus, galhos de árvores, madeira e entulho. Além disso, revoltadas, as pessoas atearam fogo, impedindo o tráfego de veículos no local.

Matias Jr. lamentou ainda uma suposta ameaça, segundos relataram os comunitários, feita por membros da Prefeitura, ao responderem sobre a possibilidade de uma nova obstrução da via. Teriam dito que chamariam a polícia para acabar com o protesto. “As pessoas cobram com razão, a manutenção das vias que se encontram em condições deploráveis, causando além de transtornos, muitos prejuízos para motoristas e pedestres. O cidadão está no seu livre direito de cobrar, de manifestar e exigir que sejam feitos os devidos reparos nas ruas que se encontram intrafegáveis e que são importantes para o fluxo de veículos no bairro, já que a Verbena, por exemplo, liga o bairro às principais avenidas da cidade, como a Sérgio Henn e Cuiabá”, disse o vereador.

Para o vereador Valdir Matias Jr., independente do período, seja de chuva ou de sol, a Prefeitura tem a obrigação de garantir a manutenção das principais ruas da cidade para garantir também um dos direitos básicos do cidadão: o de ir e vir.

Ele também informou que espera com ansiedade o reinício do projeto Pró-Transporte, que prevê investimentos para o asfaltamento e manutenção de diversas ruas na cidade, inclusive no bairro Jardim Santarém.