Atendendo uma solicitação feita pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV), cujo requerimento foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Santarém, no dia 6 de março deste ano, a Secretaria Municipal de Transporte (SMT) implantou um semáforo em um dos pontos mais críticos da cidade, local em que já foram registrados inúmeros acidentes de trânsito. O cruzamento das avenidas Borges Leal com a Barjonas de Miranda, no bairro Aldeia, está de cara nova, com sinalização há muito solicitada por motoristas, comerciantes e moradores daquela área.

Desde a última segunda-feira (10), que o semáforo funciona para garantir melhor fluidez do trânsito e mais segurança aos pedestres também.

Na justificativa encaminhada à Mesa Diretora da Casa, o líder do PV reforçou a grande incidência de acidentes de trânsito que assolam a cidade, principalmente nas zonas de maior trafegabilidade, como é o caso do cruzamento da Borges Leal com a Barjonas de Miranda. Matias Jr. destacou ainda que a falta de sinalização em muitos cruzamentos contribuem para que ocorram as fatalidades envolvendo pedestres, motociclistas e outros condutores.

O maior fluxo de veículos no trecho contemplado com a sinalização semafórica ocorre especialmente das 7 às 9 horas, das 11 às 13 horas e das 17 às 20 horas, horários picos na cidade. Nestes horários a passagem de carros, motos e pessoas torna-se muito difícil. “Uma conquista para toda a comunidade, já que estas ruas são muito acessadas por motoristas e pedestres, que agora passam a ter mais segurança neste local”, completou Valdir Matias Jr.