Após a implantação de um semáforo no cruzamento das avenidas Borges Leal com a Barjonas de Miranda, no bairro Aparecida, o fluxo de veículos melhorou e os acidentes, até então comuns naquele trecho, reduziram significantemente. A constatação é dos próprios condutores, moradores e comerciantes da área que há muito tempo cobravam a instalação da sinalização para organizar o trânsito no local.

Esse foi um dos temas do pronunciamento do vereador Valdir Matias Jr. (PV) na tribuna da Câmara, durante a sessão desta quarta-feira (2). O parlamentar lembrou que foi a partir de um requerimento solicitando a instalação do semáforo que o trânsito passou a fluir com mais segurança, sobretudo para os pedestres.

O requerimento foi aprovado pela Câmara de Vereadores, no dia 6 de março deste ano. No mês de julho, a Secretaria Municipal de Transporte (SMT) implantou a sinalização.

Na justificativa encaminhada à Mesa Diretora da Casa, o líder do PV reforçou a grande incidência de acidentes de trânsito que assolam a cidade, principalmente nas zonas de maior trafegabilidade, como era o caso do cruzamento da Borges Leal com a Barjonas de Miranda. Matias Jr. destacou ainda que a falta de sinalização em muitos cruzamentos contribuem para que ocorram as fatalidades envolvendo pedestres, motociclistas e outros condutores.

O maior fluxo de veículos no trecho contemplado com a sinalização semafórica ocorre especialmente das 7 às 9 horas, das 11 às 13 horas e das 17 às 20 horas, horários picos na cidade. Nestes horários a passagem de carros, motos e pessoas torna-se muito difícil. “Uma conquista para toda a comunidade, já que estas ruas são muito acessadas por motoristas e pedestres, que agora passam a ter mais segurança neste local”, completou Valdir Matias Jr.