Durante a sessão que tratou dos direitos da pessoa com portadora de deficiência física, o parlamentar lançou a proposta de construir um local para as entidades que não têm sede

Nesta terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Santarém realizou uma sessão especial em homenagem à 21ª Semana Santarena do Cego e Pessoa com Baixa Visão. Com a presença de representantes das instituições que defendem os direitos dessas pessoas, o Poder Legislativo promoveu um amplo e oportuno debate envolvendo os atores de diversos segmentos que auxiliam no atendimento aos portadores de deficiências no município, como a Adevibam, Adefis, Casa Azul, Apae, AAPDT, entre outras. Também estiveram presentes, representantes do Poder Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A sessão tratou ainda da criação da política municipal da pessoa com deficiência.

Na ocasião, o vereador Valdir Matias Jr. (PV) falou da importância do trabalho desenvolvido por todas as instituições que tratam especificamente dos direitos desses indíviduos que muitas vezes são excluídos pela própria sociedade.

Matias Jr. lembrou que acompanha há muito tempo a luta das entidades pela criação de políticas públicas voltadas para os portadores de deficências. “Acompanho esse trabalho feito por pessoas guerreiras, que merecem o respeito e o reconhecimento da sociedade por todo o esforço que fazem pelo fortalecimento dessas instituições”, disse Valdir.

Ele parabenizou ainda as secretarias municipais pelo envolvimento com os interesses das entidades e que sempre buscam promover o bem estar dessas pessoas, por meio de ações e eventos direcionados à categoria.

Na ocasião, o líder do PV lançou a ideia de construção de um complexo administrativo que abrigaria todas as entidades que não possuem sede própria. Matias Jr. sugeriu o enganjamento dos vereadores para que a própria Câmara contribua com a elaboração do projeto. “Depois do terreno escolhido, a Prefeitura faria a desapropriação do imóvel e repassaria o terreno às entidades. Com o enganjamento de todos, buscaríamos apoio junto aos deputados estaduais e federais para garantir recursos que serão revertidos na construção deste complexo que seria fundamental para as instituições que muito fazem em prol de seus associados”, completou o vereador.