O vereador Valdir Matias Jr., homenageou o jornalista Emanuel Júlio Leite e o Empresário Paulo Sérgio Leite com o título de Cidadão Santareno, na última sessão realizada pela Câmara em 2017

No encerramento dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Santarém, várias pessoas foram agraciadas com títulos de Honra ao Mérito e de Cidadão Santareno. A sessão especial em homenagem a personalidades que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento do município, ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), e contou com a presença dos 21 parlamentares. As galerias do plenário Benedito Guimarães também estavam lotadas pelo público, amigos e familiares dos agraciados que foram prestigiar a sessão. O empresário Paulo Sérgio Leite e o jornalista Emanuel Júlio Leite receberam o título de Cidadão de Santarém, comenda proposta pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV) e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

O primeiro homenageado com o título de Cidadão de Santarém, foi o jornalista Emanuel Júlio Leite da Silva, 57 anos, um dos principais responsáveis pela divulgação do turismo no município. Emanuel é formado em Gestão Empresarial e Graduado em Administração de Empresas. Atuando em Santarém, Emanuel Júlio Leite trabalhou na Prefeitura de Santarém em dois períodos distintos. Na sua primeira passagem pela administração pública (1997-2004), foi o coordenador municipal de Turismo, função na qual se dedicou à divulgação dos potenciais turísticos da Pérola do Tapajós. Esteve à frente das principais ações que ajudaram a elevar o nome de Santarém nos cenários nacional e internacional.

Já na administração do prefeito Alexandre Von (2014-2016) exerceu o cargo de coordenador de Marketing da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Santarém (Semdetur). Juntamente com o secretário da pasta, à época o vereador Valdir Matias Jr., mais uma vez deu sua contribuição com a efetivação do Plano Estratégico de Turismo de Santarém e Belterra, lançado em junho de 2015. Além disso, participou diretamente das principais ações de marketing desenvolvido pela Semdetur no mandato do ex-prefeito.

Emanuel Júlio Leite também é roteirista, produtor, repórter e apresentador de TV. Na TV Tapajós, em seu retorno em 2016, como não poderia ser diferente, se dedicou a divulgar o turismo santareno por meio do programa Vem Com a Gente.

Hoje, o jornalista está focado em seu mais novo projeto, o Canal Turismo Aqui, no YouTube, produzindo conteúdo sobre o turismo da Amazônia.

O agraciado é autor de dois livros com temática turística e produtor e diretor de documentários.

O segundo homenageado do líder do PV com o título de Cidadão Santareno foi o empresário Paulo Sérgio Leite da Silva. Ele é sócio-fundador da Casa Cristalina; da Nominal Locadora de Veículos, com sede em Santarém e Juruti. Além de empresário bem sucedido é um incentivador de atividades ligadas ao desenvolvimento turístico do oeste paraense.

Paulo Leite fez do espírito empreendedor a sua vantagem competitiva, ao investir em dois ramos completamente distintos, mas que respeitam peculiaridades regionais, como o comércio e a prestação de serviços. O empresário iniciou a sua trajetória empresarial na segunda metade da década de 1980 na região de garimpo no Alto Tapajós, com a Mineração Serra Morena e o Táxi Aéreo Serra Morena.

Paulo Leite é casado, tem 55 anos, e é graduado em Ciências Contábeis.

Falando em nome dos agraciados, o jornalista Emanuel Júlio Leite agradeceu a honraria recebida e valorizou o reconhecimento do Poder Legislativo às pessoas que deixaram suas cidades, seus estados e hoje residem, trabalham e muito fazem pelo progresso de Santarém.