O espaço está com vários problemas na sua infraestrutura e sofre com a depredação por parte de vândalos e descaso administrativo. Os moradores cobram providências da Prefeitura

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), usou a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, durante a sessão desta quarta-feira (2), para falar da situação de abandono de um dos pontos turísticos mais visitados do município, o Bosque da Vera Paz, no bairro Laguinho. Inaugurado em junho de 2012, com a proposta de fomentar o turismo da cidade, o espaço está em estado de abandono, servindo de abrigo de marginais, viciados e pessoas em situação de rua. Sem segurança, o local não oferece condições apropriadas para o lazer e turismo.

Segundo o líder do PV, com base nas informações repassadas pelos diretores da Associação de Moradores do Bairro Laguinho (Ambal), que foram recebidos esta tarde no gabinete do vereador, o equipamento público sofre com a ação de vândalos e descaso do Poder Público, já que várias solicitações foram encaminhadas à prefeitura para que fossem realizados serviços de revitalização e manutenção do local.

No Bosque da Vera Paz funciona o Centro de Informações Turísticas (CIT) cujo prédo também está sendo deteriorado, com pichações e depredação. Lá também existe uma academia ao ar livre e desde 2015, as pessoas utilizam o espaço para a prática de atividades físicas, beneficiando moradores dos bairros Fátima, Liberdade, Aldeia, Salé, Laguinho e Mapiri, além de turistas que visitam a cidade, uma vez que o bosque está localizado na avenida Tapajós, na orla de Santarém.

A academia é fruto de uma parceria entre a Cargill, associação de moradores e a Prefeitura. Valdir Matias Jr. informou que vai solicitar às secretarias municipais de Turismo e Infraestrutura providências para a manutenção desse espaço, que é um dos braços do setor turístico do município.

Os quiosques que vendem comidas típicas estão fechados, pois não tem iluminação e nem segurança para os comerciantes. A quadra poliesportiva precisa de manutenção e os ladrilhos estão soltos em vários trechos, comprometendo a prática de caminhada e corrida.
“Os equipamentos disponibilizados para a prática da atividade física das pessoas estão sendo depredados. O patrimônio público está sendo destruído tanto pela ação de vândalos quanto pelo abandono. É importante que o Bosque da Vera Paz seja revitalizado e protegido, pois é um importante atrativo turístico da nossa cidade”, disse o vereador.

O parlamentar aproveitou também para cobrar melhorias para o bairro Laguinho que, segundo a associação de moradores, não está recebendo serviços de limpeza, iluminação pública e infraestrutura. “Muitas ruas estão tomadas por buracos e pelo mato. Tem muito entulho sobre as vias públicas, que acabam prejudicando o tráfego de veículos e acesso dos pedestres. Vou encaminhar pedidos para as secretarias responsáveis por esses serviços para que esta comunidade receba a atenção devida”, finalizou Matias Jr.