Danilo Alho é o atual diretor da Escola de Governança do Estado do Pará e está em Santarém para divulgação dos cursos oferecidos por meio do CapacitaSUAS


O vereador Valdir Matias Jr. (PV), recebeu na tarde desta segunda-feira (21), em seu gabinete, a visita do diretor da Escola de Governança do Estado do Pará(EGPA), Danilo Alho, que também é vice-presidente estadual do Partido Verde. Danilo está no município para divulgar as ações do IGPA. O órgão promove cursos de qualifiação para servidores públicos do Estado e atores sociais dos municípios e também da sociedade civil organizada. O objetivo é a valorização e o aprimoramento da gestão púnlica com foco no desenvolvimento sustentável da região Amazônica.

Danilo Alho informou que o objetjvo da visita é para promover o CapacitaSUAS, que é um programa de formação continuada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fruto de um convênio entre a EGPA e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Desde 2014 que a instituição estadual passou a ofertar capacitação na área da assistência social com recursos federais.

No polo Santarem, estão recebendo capacitação servidores públicos dos municípios de Alenquer, Santarém , Belterra , Faro, Juruti, Monte Alegre, Oriximina, Mojui dos Campos ,Placas e Prainha. Mais de 70 técnicos estão participando do curso para o aprendizado do SUAS, sobretudo do uso das ferramentas web e o preenchimento no sistema de dados de forma correta, repassando os dados reais das cidades da maneira que o MDS exige e assim o município receber os recursos de forma adequada. No segundo semestre está programada mais três atividades da EGPA para demais servidores.

O curso tem duração de 40 horas e encerra na próxima sexta-feira.

Proposta – Durante a visita ao gabinete do vereador Valdir Matias Jr., o diretor da EGPA informou que está sendo elaborada uma proposta via gabinete do parlamentar para a oferta de cursos voltados à capacitação e qualificação dos próprios vereadores e também dos servidores da Casa, principalmente na área da gestão legislativa.

EGPA - A Escola de Governança Pública do Estado do Pará, criada em de agosto de 2003, funciona como um espaço de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos da administração pública, tendo por atribuição básica promover a qualificação e a valorização do servidor, entendendo-o como um elo essencial na relação entre o Estado e seus cidadãos. É um ambiente para a convergência das discussões sobre práticas de governo, com foco no processo contínuo de dinamização e melhoramento dos serviços prestados à população.

Nestes 3 anos email mais de 8 mil servidores estaduais e municipais de 138 municipios foram capacitados nas áreas de educação assistencia meio ambiente , assistência social e governança publica.