No retorno do recesso legislativo, o vereador Valdir Matias Jr. cobrou da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o reinício dos serviços da avenida que estão parados há mais de um ano 

Na primeira sessão plenária, no retorno dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Santarém, o vereador Valdir Matias Jr. (PV), usou a tribuna da Casa, nesta quarta-feira (1), para cobrar a retomada imediata das obras da avenida Dr. Anysio Chaves, uma das principais vias da cidade. Segundo ele, os trabalhos estão parados há cerca de um ano e meio. O líder do PV chamou a atenção para a falta de planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que não está priorizando os serviços de melhorias, recuperação, limpeza e pavimentação de ruas, sobretudo neste período de verão forte. Ele lembrou que em julho, quando as chuvas cessaram, não se viu, também, ações da Prefeitura nos bairros, principalmente nas áreas onde a precariedade das vias públicas é maior.

No caso específico da Anysio Chaves, o parlamentar lembrou que o recurso para a execução deste projeto é federal, por meio do Pró-Transporte, financiado pela Caixa, logo, a Prefeitura, através da empresa ETEC, já deveria ter retomado as obras e, neste período, concluído toda a extensão da avenida conforme previa o cronograma de obras. A inércia da construtora, no entanto, prejudica todo o andamento dos trabalhos. “Eu recebo diariamente, cobranças de moradores dos bairros Jardim Santarém, Esperança, Aeroporto Velho, entre outros, em relação à avenida Anysio Chaves. Nada se justifica esse atraso de mais de um ano para um projeto que tem recurso destinado pelo governo federal. A Seminfra não está dando a prioridade devida para esses trabalhos e uma obra como está é fundamental para o município”, disse o vereador.

Matias Jr. lembrou ainda que em junho, quando o secretário Daniel Simões participou de uma reunião com os vereadores, na Câmara Municipal, prometeu que os serviços seriam retomados, após reavaliação de valores junto à empresa responsável. Mas já se passaram mais de um mês e as obras continuam paralisadas. “Não dá pra entender como uma secretaria responsável pela infraestrutura da cidade não se programou para executar serviços quando as chuvas cessaram neste período de verão. Não se vê ações de pavimentação ou melhorias de ruas da cidade. Nosso papel como vereador é cobrar que esses serviços sejam feitos para o bem da população!”, finalizou Valdir Matias Jr.

Por causa dessa leniência, a avenida Anysio Chaves está tomada por matos, buracos e muito lixo.