A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou, na sessão desta quarta-feira (24), uma moção de congratulações ao São Francisco Futebol Clube pela passagem de mais um ano de fundação. O clube azulino completa neste mês de outubro, mais precisamente no dia 30, 89 anos, de glória, tradições e conquistas. A proposição é de autoria do vereador Valdir Matias Jr. (PV), e subscrita pelos vereadores Ney Santana (PSDB), Tadeu Cunha (DEM), Alysson Pontes (PSD), Silvio Amorim (PSL) e Antonio Rocha (MDB).

O vereador Valdir Matias Jr. que também é dirigente azulino, lembrou que o São Francisco foi fundado em 30 de outubro de 1929 e que ao longo de sua existência se consagrou como um dos grandes clubes do futebol paraense, tendo inclusive sido vice-campeão do Parazão em 2016.

Nos anos de 2016 e 2017, o clube azulino participou da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2017 também disputou a Copa do Brasil, chegando à segunda fase da competição nacional.

Atualmente, o Leão Santareno disputa a Segunda Divisão do Campeonato Estadual está classificado para as quartas de final da competição, que ocorrerá em Belém. O São Francisco luta para voltar à elite do futebol paraense 2019.

O São Francisco é o clube mais antigo de Santarém.