Moradores do assentamento Corta Corda, localizado no KM 53, da rodovia estadual Santarém/Curuá-Una (PA-37)), receberam na manhã desta quinta-feira (22), a visita de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Santarém, Eletronorte e Câmara de Vereadores. Uma grande reunião reuniu lideranças comunitários e técnicos do Estado e Município para receberem as demandas das pessoas que vivem no assentamento.

Na pauta, foram tratados assuntos como a instalação do serviço de telefonia móvel e a expansão da eletrificação rural, além de obras de infraestrutura, como construção de pontes. Os comunitários aproveitaram a presença dos representantes órgãos estaduais e municipais para solicitar ainda a recuperação de ramais, serviço de água encanada, mais investimentos nas áreas da saúde e segurança com reforço policial.

O assentamento Corta Corda foi criado em 1997 com a proposta de assentar 468 famílias. Hoje, a localidade já abriga aproximadamente 700 famílias. O secretário regional de Governo, Olavo das Neves, informou que a construção de uma ponte para facilitar o acesso entre as comunidades, a expansão da eletrificação rural, a manutenção e pavimentação de trecho da PA-370 e a instalação de telefonia móvel são pontos que foram encaminhados e servirão como base para a próxima gestão estadual.


Para as lideranças comunitárias, a visita dos técnicos e representantes do governo foi bastante produtiva e importante para tratar com os próprios moradores, as estratégias de ações governamentais.


O gabinete do vereador Valdir Matias Jr. (PV) esteve presente na reunião também representando o Poder Legislativo. Os assessores Carlos Assis, Miguel Barbosa e Denilson Campos participaram das discussões com os comunitários. Um documento com as principais demandas foi formalizado ao fim do encontro e vai nortear as necessidades dos assentados.

A reunião contou a presença do coordenador de Infraestrutura e Logística do Centro de Governo, Rodrigo Branco, do coordenador de Desenvolvimento e Produção, Gustavo Hamoy, representantes da Prefeitura de Santarém - secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, e Eletronorte.