O líder do Partido Verde voltou a falar de um problema que está se tornando recorrente nas ruas da cidade: o descarte irregular de lixo e entulhos nos espaços públicos


Um problema que se agrava a cada dia e deixa as ruas e avenidas da cidade com um aspecto negativo, causando uma sensação de abandono e desleixo por parte do Poder Público. A sujeira generalizada, causada pelo descarte irregular de lixo e entulhos nas vias do município foi o assunto abordado pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV), na tarde desta segunda-feira (5), durante a sessão na Câmara Municipal de Santarém. Em seu pronunciamento, o parlamentar reforçou a importância de se aplicar a legislação, sobretudo com multas, contra quem contribui para o agravamento dessa situação e, ao mesmo tempo, da Tribuna da Casa, chamou a atenção da população para que todos tenham mais consciência e passem a cuidar mais da cidade, já que os benefícios são para todos os cidadãos.

Valdir Matias Jr. destacou que da periferia ao centro de Santarém, as principais ruas e avenidas estão sendo transformadas em depósito de lixo. Mais: terrenos baldios estão virando lixões a céu aberto, sem que os culpados por toda essa sujeira sejam penalizados. Apesar de existirem leis que preveem punição para quem descarta lixo doméstico ou entulhos em vias e espaços públicos, a leniência da Prefeitura no não cumprimento dos códigos de Postura e Ambiental, que são ferramentas legais e amparam os órgãos responsáveis na punição de quem suja a cidade, acaba contribuindo para que essa situação apenas piore.

Na ocasião, o líder do PV reforçou que as pessoas também podem ajudar a manter as ruas sempre limpas. Para isso, deve observar os dias e horários que o carro coletor passa em sua rua para então colocar o lixo doméstico em frente às suas residências. Sobre a destinação de entulhos, Matias Jr. sugeriu que a Prefeitura assuma o serviço, mas que, para isso, quem necessitar do serviço pague uma taxa para que o material seja recolhido. “As leis existem. O que está faltando é a fiscalização, a punição contra quem joga lixo nas ruas, nas avenidas, nas praças e nos canteiros da cidade. A população precisa ter consciência também do seu papel e ajudar a zelar mais por Santarém”, disse o vereador.

Na ocasião, Valdir Matias Jr. falou da iniciativa do blogueiro JK, que por meio do seu blog e das redes sociais dá um exemplo de cidadania, colaborando com a limpeza da praia em frente ao Centro Cultural João Fona. O espaço está mais limpo e se tornou um lugar agradável para a prática de atividades físicas e esportivas. “É um exemplo a ser seguido por todos. Depois de mobilizar em suas redes sociais para o cuidado com a praia, o blogueiro JK está com uma campanha de conscientização das pessoas, que insistem em descartar entulhos e lixo nos canteiros das principais avenidas de Santarém. É o caso do canteiro central da avenida Mendonça Furtado, que está se tornando um lixão a céu aberto e isso não podemos aceitar!”.