Uma comissão de moradores da comunidade Diamantino, localizada no quilômetro 9 da rodovia Santarém/Curuá-Una, foi recebida na tarde da última segunda-feira (12), pelo vereador Valdir Matias Jr. A reunião ocorreu no gabinete do parlamentar e tratou de um problema que já dura algum tempo e tem causado muitos transtornos e prejuízos para os comunitários: o serviço de iluminação pública. Apesar de pagarem pela taxa de iluminação pública cobrada nas contas de luz pela empresa concessionária de energia elétrica, o serviço não chega à comunidade. Os moradores relataram ao vereador Matias Jr., que muitos pedidos já foram encaminhados aos órgãos responsáveis cobrando a instalação das luminárias nos postes, mas nenhuma solução foi dada ao problema.

Na comunidade residem atualmente cerca de 50 famílias, aproximadamente 200 pessoas. Além do problema da iluminação pública, que acaba gerando um clima de insegurança entre os comunitários, eles apresentaram outras demandas como melhorias das vias de acesso, transporte público e segurança. O parlamentar orientou os moradores sobre os procedimentos a serem adotados para solicitar a demanda da iluminação pública ao Poder Público.

Os moradores vão refazer o pedido à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Santarém, que é o órgão responsável pelo serviço de iluminação pública na área rural do município.

Além disso, o vereador vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Câmara, para aprovação em plenário, reforçando o pedido feito pelos comunitários à Semap.