A Câmara de Vereadores de Santarém realizou nesta quinta-feira (28), uma sessão especial para homenagear os artesãos santarenos pelo Dia do Artesanato, comemorado no último dia 19 de março. A sessão solene, de autoria do vereador Júnior Tapajós, foi marcada por momentos de muita emoção e entrega de honrarias em reconhecimento à importância do trabalho desses artistas para a cultura e economia do município. Além disso, o Poder Legislativo fez justa homenagem aos artesãos Ronaldo Pinto Marques (in memorian), escultor e artista plástico; Eracildo Silva dos Anjos, artesão; Elves de Sousa Costa, ceramista,

Na ocasião, foram entregues ainda títulos de Honra ao Mérito para os seguintes artesãos:






Ana Maria Leal de Sousa.
Amanda Serdeira Reis.
Elias Silva.
Georgete Silva Guimarães.
Hiram Cristhian David Garrido Sanhueza
Inês Camargo.
Jonhson Pantoja dos Santos.
Leandro Rocha Campos.
Lucia Melo Garrido Sanhueza.
Lucilene Nobre Carmona.
Neida Maria Pereira Rêgo.
Marcio Dezincourt.
Sueli Nobrega.
Raimunda Figueira.
Rosinei da Costa Guimarães.
Terezinha de Nazaré Silva dos Santos.

O vereador Valdir Matias Jr. (PV) esteve presente na sessão e destacou a importância do reconhecimento feito pela Câmara de Vereadores aos artesãos, pois este segmento, além de reunir nomes consagrados da cultura santarena, é um dos que movimenta a economia e o turismo do município, uma vez que é o artesanato santareno tem reconhecimento internacional.

O líder do PV é autor de um Projeto de Lei, que tramita nas comissões pertinentes da Casa, que institui o Dia Municipal do Artesanato. “Uma justa homenagem por tudo o que esses artistas representam para a nossa cultura, a nossa economia e para o nosso município”, disse o parlamentar.