O vereador Valdir Matias Jr. (PV), voltou a falar da sua preocupação com a falta de ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), diante do atual cenário no qual se encontra o município de Santarém. No início da semana, o parlamentar usou a tribuna da Casa para cobrar providências do órgão para os constantes alagamentos que ocorrem na cidade toda vez que chove forte. O temporal do último dia 30, escancarou o problema de boa parte das ruas, da área comercial à periferia, que não tem uma rede de drenagem eficaz e que suporte o volume de água pluvial.

Matias Jr. informou aos seus pares que esteve com o secretário municipal de Infraetrutura, Daniel Simões, em visita na região da Curuá-Una, onde acompanhou a limpeza das canaletas, próximo ao cemitério do Mararu, e relatou os 
problemas pontuais nos bairros que foram mais afetados pela chuva do sábado passado. “É preciso que os serviços de limpeza e manutenção das vias ocorram diariamente para evitar os alagamentos quando chover”, disse o vereador, sugerindo que a Câmara realize uma reunião de trabalho e convide o titular da Seminfra para tratarem de ações preventivas para o município, uma vez que a partir de junho, quando as chuvas cessarem, é necessário que a operação verão já esteja previamente definida e contemple aqueles bairros que mais são castigados no inverno amazônico.