As manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (15), em todos os estados e do Distrito Federal, pautaram o pronunciamento do vereador Valdir Matias Jr. (PV), na sessão de hoje, na Tribuna da Câmara de Santarém. O parlamentar declarou apoio aos atos que levaram às ruas milhares de estudantes, professores, e representantes de categorias de trabalhadores que protestam contra o bloqueio de 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Essas despesas incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de pesquisas. 

Durante sua fala, o líder do PV reforçou a importância das universidades federais no contexto social, cultural e econômico do município. Para ele, as instituições de ensino têm um papel fundamental no desenvolvimento do município, sobretudo no fomento à pesquisa, projetos de ensino e extensão.

“Eu apoio as manifestações em defesa da educação pública por acreditar que o ensino superior é muito importante para a formação e desenvolvimento de uma sociedade. Nós temos que lutar pela valorização do ensino público, exigir que mais investimentos sejam feitos na educação, principalmente no campo científico. Temos uma Universidade Federal, que desenvolve muitos projetos em parceria com outras instituições em prol do desenvolvimento do nosso município. Eu acredito na universidade pública, gratuita e de qualidade”, finalizou Valdir Matias Jr., que é economista formado na Universidade Federal do Pará (Ufpa),