Considerada a maior comenda do município, a medalha Padre Felipe Bettendorf é concedida a pessoas que contribuem ou já contribuíram, em suas áreas, para o desenvolvimento de Santarém. A honraria é entregue a personalidades sempre no dia 22 de junho, quando a cidade comemora aniversário. Este ano, a solenidade ocorreu em frente ao Centro Cultural João Fona, na orla, numa noite de muita festa.

Este ano, foram agraciados com a medalha, o governador do Pará, Helder Barbalho; o ex-comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, o coronel Aldemar Maués, atual coordenador de segurança pública do Centro Regional de Governo; o ex-comandante da Capitania Fluvial de Santarém, capitão de Fragata Robson Ferreira; a servidora municipal Mara Palma; a coordenadora do Espaço Mãe Natureza, Irmã Ieda Sousa; e o juiz federal José Airton Portela.


O vereador Valdir Matias Jr. prestigiou a solenidade e parabenizou os agraciados, reforçando a importância dos relevantes serviços que cada um deles prestou à Pérola do Tapajós. “Os homenageados com a nossa maior comenda são dignos de todo o reconhecimento por tudo o que fizeram por nosso município, cada um em sua área de atuação. Foi uma bonita festa, que marcou o aniversário da nossa cidade”, destacou Valdir Matias Jr.

Na ocasião, após a entrega das medalhas, ocorreu também o show Canta Santarém, com a apresentação de artistas da terra, com um repertório recheado de músicas regionais em homenagem a Santarém. A noite foi encerrada com um show pirotécnico e o tradicional ‘parabéns à cidade’.