Julho, mês das férias escolares, período em que muita gente aproveita para tirar um tempo para o merecido descanso. Mas no Poder Legislativo, durante o período de recesso parlamentar, não teve folga. Apesar de não serem realizadas sessões ordinárias, os atendimentos ao público foram mantidos e cada gabinete montou seu próprio cronograma de trabalho. A Câmara Municipal de Santarém estará em recesso de 1º a 31 de julho. A volta do expediente normal será no primeiro dia de agosto, uma quinta-feira. Já as sessões plenárias iniciam na semana seguinte, com a realização da sessão plenária de segunda-feira (5).

Alguns parlamentares aproveitaram para fazer fiscalizações de obras e serviços públicos. Outros, por exemplo, optaram por visitar suas bases, reunir com lideranças de bairros e comunitárias. O vice-presidente da Câmara, vereador Valdir Matias Jr. (PV), foi um dos vereadores que manteve seu gabinete em funcionamento todos os dias durante o recesso parlamentar. Neste período, sua equipe realizou inúmeros atendimentos, sobretudo recebendo as demandas de moradores. A maioria relacionada à falta de infraestrutura de ruas em seus bairros. “Apesar de o período ser de recesso, nós, como representantes do povo, temos que estar sempre à disposição da população. No meu gabinete, a minha equipe teve muito trabalho, recebendo ofícios, registrando solicitações, reclamações, conversando e orientando as pessoas sobre as mais diversas demandas apresentadas pelas pessoas. O trabalho do vereador é justamente esse, representar aqueles que o elegeu”, disse Valdir Matias Jr.

Segundo ele, é um período importante também para estreitar os laços com a população, ficar mais próximos dos munícipes, visitando comunidades e, em muitos casos, ouvindo as demandas pessoalmente. “Esse é o nosso papel. Não apenas no exercício do mandato parlamentar em sessão, mas fora dela, porque a gente precisa dar a atenção que a população merece”, destaca.

Segundo o chefe de gabinete do vereador Valdir Matias Jr., o servidor Marcus Halley, a maioria dos atendimentos nesse período foi relacionada a pedidos para recuperação de ruas, coleta de lixo e limpeza de vias tomadas pelas enxurradas nas chuvas que caíram este mês sobre a cidade. “Foi um mês muito produtivo no nosso gabinete. Fizemos muitos atendimentos, ouvimos algumas reclamações, registramos tudo. Agora, na volta do recesso, o vereador vai cobrar todos os pedidos dos órgãos responsáveis”, disse.

Os assessores do vereador também agendaram atendimentos à população, reuniões e visitas com lideranças, traçando as metas que serão trabalhadas pelo vereador no segundo semestre quando a Câmara retornar às suas atividades plenárias.

O gabinete do parlamentar segue aberto até o fim do recesso e início das atividades do próximo período legislativo. “Os atendimentos vão continuar pela parte da manhã, como foi durante todo este mês de julho. Em nome do gabinete, nós também visitamos alguns bairros para conhecer de perto a realidade dos moradores e preparar os encaminhamentos que cada demanda necessita”, observou o servidor Evandro Miguel Barbosa, que tem sido os olhos do vereador no acompanhamento das principais reivindicações feitas pelos munícipes e que chegam ao gabinete. Nesse mês foram cerca de 20 ofícios de lideranças de bairros, cobrando melhorias de ruas, ramais, coleta de lixo, além de apoio e orientações.