A gestão do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), pautou parte dos pronunciamentos dos vereadores na sessão desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Santarém. Ao fazer uso da tribuna, o vereador Valdir Matias Jr. (PV), comentou o discurso do vereador Paulo Gasolina, que fez criticas à Organização Social IPG, que administra, desde março de 2018, o Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24h), do município. Quase um ano e meio depois desde que assumiu os serviços da HMS e UPA, as queixas contra o atendimento em ambas unidades de saúde continuam nos últimos meses. A maioria das reclamações dos usuários é relacionada à demora, falta de medicamentos e falta de médicos em diversas especialidades.

O vereador Valdir Matias Jr. lembrou, por exemplo, dos inúmeros relatos de pessoas que diariamente procuram os gabinetes dos vereadores para reclamar da demora no atendimento, da falta de remédios, entre outras queixas, tanto no Hospital Municipal quanto na UPA. “Está mais do que na hora de promover uma nova licitação para contratar outra OS, experiente, com preparo técnico, com capacidade e experiência de gestão em hospitais”, disse Valdir Matias Jr.

Segundo o parlamentar, nesse período em que está à frente da gestão do hospital municipal e UPA, o Instituto Panamericano de Gestão não apresentou, até o momento, os indicadores quantitativos e qualitativos na melhoria da gestão, como, por exemplo, a infecção hospitalar, tempo de internação, número de mortes, número de cirurgias eletivas e de urgência e emergência.

Em maio deste ano, durante uma audiência de conciliação na 1ª Vara da Justiça Federal em Santarém, foi assinado um termo de compromisso com prazo de seis meses para que o IPG seja afastado da administração do HMS e UPA. O TAC prevê que a Prefeitura faça uma nova seleção de outra instituição para assumir a gestão desses serviços. O vereador Valdir Matias Jr. espera que dentro do prazo estipulado pelo MPF, a licitação seja realizada e que a nova empresa tenha experiência e capacidade de gestão.