A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou, durante a sessão da última quarta-feira (25), uma moção de aplausos de autoria do vereador Valdir Matias Jr (PV), à Brigada de Incêndio Florestal de Alter do Chão, por seus relevantes trabalhos durante as ações de combate às queimadas na região do Eixo Forte. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. Em sua justificativa, o líder do Partido Verde reforçou a importância da atuação da Brigada de Alter, um grupo voluntário que trabalha para proteger a floresta Amazônica e as pessoas de Alter do Chão e região do Eixo Forte. A brigada existe há apenas dois anos e é formada por 25 voluntários, que desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente sem receber nada por isso.

A brigada teve papel fundamental no combate aos focos de incêndios registrados na Área de Proteção Ambiental (APA) de Alter do Chão, no dia 15 deste mês. As queimadas se alastraram por uma área medindo 1175,687 hectares, equivalente ao tamanho de 1.647 campos de futebol. Após uma união de forças, que contou com a participação de equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Ideflor, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e voluntários, os focos de incêndios foram eliminados.

Valdir Matias Jr. também destacou o treinamento que é promovido pela Brigada para formar novos brigadistas. Desde sua criação, a Brigada já atuou em 12 combates entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, dos quais três foram considerados de grandes proporções.

O coordenador da Brigada Alter, Daniel Gorvino, agradeceu a iniciativa e o reconhecimento do Poder Legislativo e informou que vai continuar trabalhando forte para garantir uma sociedade melhor e mais evoluída, além de Amazônia sempre viva!