A derrubada dos mastros na manhã desta segunda-feira (23), em Alter do Chão, marcou o fim da festa do Çairé na vila balneária. O ritual religioso encerrou a programação de cinco dias, iniciada no último dia 19, e que atraiu milhares de pessoas à comunidade. O Çairé mais uma vez atraiu a atenção por sua tradição que atravessa gerações e se consolida ano após ano como um dos principais festivais regionais do interior da Amazônia. Além disso, o Festival dos Botos que também oferece um espetáculo à parte, encanta os visitantes com a encenação de uma das mais antigas lendas da Amazônia: a sedução dos Botos.

Durante a sessão desta segunda-feira, o vereador Valdir Matias Jr (PV), destacou da tribuna da Casa, a importância do Çairé para o turismo e para a economia do município. "O Çairé se consolida como uma das principais festas da região e valoriza nossa cultura e as tradições do povo Borari. Além disso, o Festival fomenta vários setores produtivos da nossa economia que neste período ganha força com a oferta de inúmeros serviços e produtos, além de gerar empregos formais e informais. O Çairé é hoje uma importante manifestação cultural que atrai os olhares do mundo para Alter do Chão e para Santarém, que a cada dia se destaca como destino certo no Polo Tapajós", disse.

O parlamentar elogiou a organização do festival, sobretudo à comunidade, que se envolveu diretamente para realizar um evento à altura de Alter do Chão, ao governo municipal, por meio das secretarias de Infraestrutura, Cultura e Turismo, além do importante apoio do governo do Estado, inclusive com a presença do governador Helder Barbalho, que fez questão de estar presente no evento.