A Câmara de Vereadores de Santarém está sediando, desde a última terça-feira (29), uma série de ações pedagógicas voltadas à gestão pública, promovidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios no Pará (TCM-PA), na região do Tapajós. Os trabalhos são promovidos por meio da Escola de Contas Públicas do TCM sob a direção do conselheiro vice-presidente do órgão, José Carlos Araújo. No primeiro evento, servidores municipais de prefeituras e Câmaras de Vereadores de 20 municípios da região participaram de palestras e cursos de capacitação com temas sobre controle externo das conta públicas, improbidade administrativa e constituição federal, além de condutas de licitação, contas de governo e outras exigências legais. Participaram representantes e gestores dos municípios Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Terra Santa, Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão.



O segundo evento foi aberto ao público por meio do novo projeto do Tribunal chamado “TCM Sociedade”, uma oportunidade para que a população conheça os mecanismos do órgão no seu papel de fiscalizador da correta aplicação do dinheiro público. O plenário da Câmara recebeu representantes de associações de moradores, entidades de classes, gestores públicos, vereadores e a população. 

As ações do TCM em Santarém encerram nesta quinta-feira (31), com o Encontro de Vereadores do Oeste o Pará. É a primeira vez que o Tribunal promove um evento desta natureza com os parlamentares.

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), vice-presidente do Poder Legislativo, prestigia os eventos e considera essencial essa aproximação do TCM, tanto com os gestores públicos quanto com a população. Os eventos promovidos pelo órgão em Santarém foram importantes do ponto de vista técnico, pois serviram para apresentar os mecanismos do Tribunal no trabalho de fiscalização dos recursos públicos.