A Câmara de Vereadores de Santarém realizou nesta quarta-feira (11), a última sessão do ano com a entrega de títulos de honra ao mérito e de Cidadão Santareno. A sessão especial marcou o fim dos trabalhos legislativos em 2019. O Poder Legislativo retorna às suas atividades parlamentares a partir de fevereiro. Na ocasião, também aconteceu o lançamento do livro ‘Memória do Poder Legislativo da cidade de Santarém’, que faz parte da comemoração dos 190 anos de instalação da Câmara Municipal. A obra é um resgate dos principais fatos históricos da vida política da Pérola do Tapajós.

A última sessão foi marcada pela entrega de honrarias a personalidades santarenas e pessoas oriundas de outras regiões, que escolheram Santarém para morar ou trabalhar. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados e que muito contribuíram para o desenvolvimento do município, a Câmara homenageou 41 pessoas, sendo 22 com o título de honra ao mérito e 19 com o título de Cidadão de Santarém. Todos os homenageados foram escolhidos pelos próprios vereadores num processo que leva em conta a contribuição de cada um em seu campo de atuação.

É o caso dos agraciados do vereador Valdir Matias Jr. (PV), que homenageou o maranhense Daniel Ribeiro Alcoforado com o título de Cidadão Santareno, e o pernambucano Henny Pereira Ramos Júnior, com o título de Honra ao Mérito.

Daniel Ribeiro Alcoforado, nasceu na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Noel, como é mais conhecido, chegou a Santarém em janeiro de 2003 e desde então tem atuado em diversos projetos e ações sociais. São quase 17 anos trabalhando em prol do município. Noel é produtor de eventos, músico, gestor de crises, especialista networking e marketing publicitário. Formado pela Universidade Anhebim Morumbi (SP), Noel já promoveu inúmeros eventos e projetos, muitos dos quais arrecadaram uma média de cinco toneladas de alimentos que são doados para ribeirinhos na Amazônia.

O segundo homenageado de Valdir Matias Jr., foi o pernambucano Henny Pereira Ramos Júnior. Henny nasceu na cidade de Recife em 1983. Conheceu Santarém em 2002, durante uma visita técnica com a representação local da TAM Linhas Aéreas, onde ocupava o cargo de supervisor operacional de cargas domésticas e internacionais, sediado na cidade de Belém. Em 2004, conseguiu a aprovação da empresa para integrar a equipe do representante local da cidade de Santarém e assumiu o cargo de gerente geral da TAM Express e TAM Cargo, iniciando um processo interno com a TAM Linhas Aéreas para a reestruturação comercial e operacional dos setores de carga, rampa e passagens. No ano seguinte, apresentou a cidade de Santarém como um destino propício para a prática de esportes aquáticos e de comercialização intensa da moda surfwaer. Ele atuou diretamente com o empresário Saulo Jennings e o então secretário de Turismo, Valdir Matias Jr., na promoção do 1º Campeonato de Kitsurf, o ‘Kitesurf Tapajós’, que atualmente reúne participantes de vários estados e outros países. Em 2005, Henny conseguiu autorização com as autoridades para a primeira exportação aérea da cidade e para a escala de navios conteinerizados longo curso, ligando o porto de Santarém a 450 portos no mundo.



.