A Câmara de Vereadores de Santarém, no Oeste do Pará, durante a primeira sessão remota, realizada nesta quarta-feira (6), aprovou, por unanimidade, o Programa Capacita Santarém, destinado à capacitação e treinamento de jovens e adultos do município, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec). O PL recebeu parecer favorável da 2ª Comissão Permanente de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação.

O objetivo é dar continuidade aos programas do Casa Brasil, que foi implantado no município em 2003, com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, e do Telecentro de Informações e Negócios (TIN), atualmente mantidos pela Semdec. Com isso, por meio da Casa Brasil, terão continuidade, os cursos de informática básica, caixa informatizado e auxiliar administrativo, que já fazem parte da sua grade curricular. Já o Telecentro de Informações e Negócios dará continuidade aos cursos de informática básica. O programa Capacita Santarém poderá instituir novos cursos para atender a demanda do mercado e do público alvo: os jovens. Vale ressaltar que os cursos ofertados são gratuitos e garante acesso à capacitação de pessoas que estejam interessadas em se capacitar e aperfeiçoar o uso da tecnologia da informação, além de melhorar sua formação profissional.

O programa dará prioridade às áreas com maior índice de vulnerabilidade social do município e, juntamente com instituições não governamentais e demais órgãos da administração pública e da rede pública de ensino, proporcionar a inserção de programas e atividades relacionadas à inclusão digital e capacitação profissional.

Durante a discussão da matéria, o vereador Valdir Matias Jr. (PV), lembrou que o programa vem sendo desenvolvido desde a época do governo da ex-prefeita Maria do Carmo, foi fortalecido e ampliado pela gestão do ex-prefeito Alexandre Von e agora, na atual administração, se transforma em lei. “É um projeto que apresenta bons resultados, com a oferta de cursos gratuitos de qualificação e capacitação para jovens. Ajuda na capacitação de quem está fora do mercado de trabalho e quem está em busca de melhorar o currículo. Em todas as etapas concluídas, sempre mobilizou a comunidade, devido sua importância no contexto social, proporcionando, por meio da Casa Brasil, a inclusão de mão de obra qualificada em diversas empresas do município. Um programa que merece o apoio do Poder Legislativo”, destacou o líder do PV.

Sessão virtual - O PL foi aprovado pelos vereadores na primeira sessão realizada de forma remota na Câmara Municipal de Santarém. É a primeira vez que uma sessão é feita de forma virtual na história do Poder Legislativo santareno, que também cumpre medidas de prevenção ao novo coronavírus.

A maioria dos parlamentares participou das discussões via aplicativo Jitsi que permite videoconferência






.