O Partido Verde (PV), em Santarém, no Oeste do Pará, realizou na noite desta quinta-feira (16), no plenarinho da Câmara de Vereadores, a primeira reunião de preparação dos pré-candidatos da legenda que vão disputar o pleito eleitoral deste ano. O encontro serviu para orientar e qualificar os filiados interessados em concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais de novembro. Comandada pelo presidente municipal do partido, o vereador Valdir Matias Jr., a reunião abordou temas relacionados à eleição e orientações técnicas nas áreas jurídica e contábil. 

A partir de agora, o partido irá reunir a cada quinze dias para orientar, preparar e treinar os pré-candidatos para que eles possam disponibilizar seu nome à sociedade. Na ocasião, foi reafirmada a pré-candidatura a prefeito do presidente do PV, Valdir Matias Jr., à Prefeitura de Santarém.

O PV quer discutir os principais pontos do processo eleitoral, sobretudo orientando sobre prestação de contas e as regras do período da pré-campanha. “O objetivo é promover maior esclarecimento aos nossos filiados sobre o pleito, deixando-os preparados para a eleição deste ano, com as novas diretrizes em meio à pandemia do novo coronavírus”, destacou Matias Jr.

A líder comunitária Sidelma Ribeiro fez uma avaliação positiva da reunião e disse que o PV está com um time forte e este ano, a legenda está valorizando ainda mais a presença feminina, contando com pelo menos 16 nomes como pré-candidatas a vereadora. “É um período atípico este que estamos vivendo e precisamos nos reinventar enquanto candidatos. Nosso partido larga na frente promovendo esses encontros de preparação dos pré-candidatos para que nossos filiados tenham acesso a todas as informações sobre as regras eleitorais”, disse.

Lucinda Santos, ex-presidente do Sindicato dos Comerciários, é filiada do PV há 8 anos e pela quarta vez é pré-candidata pelo Partido Verde. Segundo ela, a presença da mulher demonstra que o público feminino está se envolvendo mais na política, nas questões partidárias e isso é muito importante do ponto de vista da igualdade de gêneros. “A mulher precisa estar mais envolvida, participar das discussões, das disputas eleitorais e ajudar de alguma forma a sua comunidade, o seu município”, destacou.

O advogado Tiago Ferreira vai disputar pela primeira vez em Santarém o cargo de vereador. Ligado aos movimentos estudantis e sociais, ele destacou que as eleições municipais serão um desafio muito grande para os candidatos, por conta dos efeitos causados pela pandemia. “A pandemia alterou o cenário político em todos os seus aspectos e a gente ainda não sabe como será a campanha propriamente dita. Mas acredito que as redes sociais terão um papel fundamental neste processo”, observou.

O líder comunitário Jurandir Azevedo também reconheceu a importância das redes sociais, por conta da pandemia, mas destacou que é importante manter o diálogo com a comunidade, buscando conhecer os problemas que mais afligem a população. “O tempo será o principal desafio dos candidatos  e o encontro que o nosso partido realiza hoje é fundamental para dar um norte à nossa pré-campanha”, disse.